Bacalhau com batatas




Comidas simples, fáceis e rápidas. 
Difícil dizer que esse prato se enquadra totalmente nas características do blog. 
Mas é tão gostoso, que vale a pena compartilhar a receita para alguma ocasião em que o bacalhau esteja entre os ingredientes da nossa cozinha.
O preparo é demorado porque, comprado salgado, ele deve passar pelo procedimento de retirada do sal, com duração de, no mínimo, 24 horas.
De início eu lavo o bacalhau e, em seguida, mergulho numa vasilha com água gelada que deve ficar na geladeira. Durante o dia, a cada 3 ou 4 horas a água deve ser trocada.
Quando dessalgado, se não vou usar no dia, seco bem e ponho para congelar.
Acho muito prático ter bacalhau dessalgado e congelado, para poder usar num dia em que quero um prato um pouco mais sofisticado. Como está pronto para o uso, o preparo se torna rápido e fácil, como esse que fiz no último domingo.
Descongelei de véspera e, como a posta não era grande, na hora adequada separei em lascas médias. 
Com um azeite bom, batatas, cebolas, azeitonas, cheiro verde e ovos, logo tive meu prato de domingo.


                                  Bacalhau com batatas

Bacalhau dessalgado
4 batatas de médias para pequenas
2 ovos cozidos
1 cebola em rodelas
azeitonas
cheiro verde
(Quantidade para duas pessoas).

Levar o bacalhau com água para um breve cozimento. Quando a água começar a ferver, desligar o fogo. Deixar na panela tampada por, aproximadamente, 15 minutos. Escorrer a água, esperar esfriar e separar em lascas.

Cortar a batata em rodelas e cozinhar em água ligeiramente salgada, sem deixar que fique no ponto. Ela acabará o cozimento no forno.

Fritar as rodelas de cebola no azeite, salpicadas com uma pitada de sal, até que fiquem douradas. Se gostar, fritar também 2 ou 3 dentes de alho.

Feito isso, é só montar o refratário, em camadas: cebolas, batatas, bacalhau, cheiro verde picado, azeitonas, ovos picados, cebolas e batatas. Dependendo da quantidade de bacalhau, pode-se fazer mais uma camada. A última deve ser de batatas.



No fundo do refratário, colocar um pouco de azeite. Repetir o azeite sobre o bacalhau e sobre a última camada.
Levar ao forno quente durante. aproximadamente, 30 minutos.
Enfeitar com pedaços dos ovos cozidos.

É muito gostoso. Ou seria giro?
Pode ser acompanhado por arroz branco e, para quem gosta, por um vinho verde, preferencialmente português.
Ora pois!


Essa foto com o vinho verde é do domingo de Páscoa.



Comentários

  1. Fica ótimo e por sinal lembrei que estamos sem em casa. Gostamos muito. Com pro dessalgado e fica tri fácil de fazer! Ótimo prato e agrada sempre, dá um toque chique no almoço..Pena aqui neno não gosta! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. olha só, hj uma amiga mostrou uma receita q anotou da minha mãe falando pra ela. realmente bacalhau não é fácil de fazer. e se errar no preparo é um verdadeiro desastre. eu não sou fã. linda a arrumação da mesa. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Faço parecido. Coloco tomates e pimenta dedo de moça. Uma delícia mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Helô,

    Este post não pareceu pra mim (nos FEEDs), o descobri por acaso, comentando no blog da Pedrita. Bacalhau é uma escolha sempre acertada, porque é difícil não resultar em prato delicioso, rsrs. Com batatas é um dos meus modos preferidos de fazê-lo.

    Beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Moqueca simples de peixe

Na pressa, mas com bom resultado.

Macarrão com ricota e espinafre