Salmão em dois tempos





Há alguns anos, o salmão não era encontrado nas nossas mesas. Conhecíamos mais o salmão defumado, importado dos países nórdicos mas que, pelo preço, era praticamente inacessível. Aos poucos, com a facilidade das importações, o salmão foi ocupando um lugar importante entre nós, principalmente porque entrou, no mercado, o salmão chileno.
Contudo, o desenvolvimento maior deu-se com a criação do salmão em cativeiro. Com isso, ele passou a ser um peixe disponível durante todo o ano.
Pode ser preparado de várias maneiras, todas muito simples e rápidas, como essa no forno.

                              Salmão assado

Deixei uma posta alta de salmão no tempero, durante 30 minutos. Meu tempero levou sal, limão, uma pitadinha de pimenta do reino e uma colherzinha de azeite.
Liguei o forno em 140 º. O salmão deve assar em temperatura baixa, para não ressecar.
Coloquei o salmão numa assadeira antiaderente, untada com azeite. A pele deve ficar para baixo.
O peixe deve ser posto sobre um raminho de tomilho. Como eu não tinha o tempero fresco, coloquei um pouco do desidratado. O tomilho pode ser substituído por outro tempero.
Sobre a posta, um fino fio de azeite, e um pouquinho mais de tomilho.
Levei para assar e em 35 minutos ele estava pronto.
Dependendo da altura da posta, o tempo de forno deverá ficar entre 20 e 40 minutos. Para testar o cozimento, espetar um garfo na parte mais alta do peixe, que não deve apresentar resistência.
É um prato rápido e simples. 
Dessa vez ele foi servido com rodelinhas de batata-doce assadas, que ficaram prontas no mesmo tempo do salmão.
Comidinha fácil e saborosa.




Comentários

  1. Esse é um prato bem saudável e muito bom! Aqui bem apreciado pelo maridão, mas eu não sou muito fã. apesar de comer quando faço.rs...beijos, lindo dia! chica

    ResponderExcluir
  2. ah, q bom q escolheu salmão assado. eu comprei uma vez e fiz na grelha, aquela chapa no fogão e me incomodei com o cheiro enquanto cozinhava e o q ficou na casa. o salmão ficou uma delícia, mas o cheiro impregnou. aí eu fiz assado depois e foi tranquilo. vou anotar sua receita. sim, é muito bom q agora criem salmão e tilápia em cativeiro. qd teve o óleo nas praias eu só seguia pros peixes em cativeiro. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Uma delícia! Consumimos muito salmão aqui em casa. Mas neste ano - tão atpico em tudo - ele ainda não 'baixou' em minha mesa, a sua foto me deixou com vontade, rsrs.

    Beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Moqueca simples de peixe

Macarrão com ricota e espinafre

Na pressa, mas com bom resultado.