Risoto de cogumelo seco









Quando faço risoto, o Berto é mais que um ajudante. Além de cortar a cebola, ele se responsabiliza pela etapa de mexer os ingredientes até o final.
No domingo desse risoto eu o provoquei a tentar fazer o prato sozinho, mas percebi que não poderia ficar alheia.
Então, separei tudo que seria necessário para o prato e, meio de longe, fui administrando.
Com muita atenção, o Berto seguiu todos os passos.
Refogou a cebola em manteiga, com um pouquinho de azeite. Colocou o arroz, mexeu bem. Acrescentou o vinho branco e esperou que evaporasse.
Foi colocando o caldo de legumes quente, aos poucos. Acrescentou o cogumelo já hidratado, mexeu, colocou um pouco da água da hidratação. Mais caldo. Mexeu.
Provou e verificou o sal e o ponto, " al dente", mas cremoso.
Nessa hora, pediu minha ajuda, como provadora. 
Que delícia!
Colocou queijo parmesão ralado e tampou a panela, por mais ou menos 5 minutos.
A mesa já nos esperava, com um gostoso vinho.
No próximo risoto, com certeza, ele estará mais seguro para fazer "quase sozinho".


                       Risoto de cogumelo seco

1 pacote de cogumelos secos ( prefiro o Paris, mas usamos o Porcini)
Hidratar com água quente suficiente para cobri-los, deixando a vasilha tampada durante 30 minutos.
Reservar a água, que poderá ser usada no risoto. Cortar os cogumelos.

1 xícara de arroz Carnaroli ou Arbório
1 litro de caldo de legumes
Meia xícara de vinho branco
Meia cebola picada
De 2 a 3 colheres de manteiga
1 fio de azeite
Queijo parmesão a gosto

Para essa receita usamos o litro de caldo de legumes, e mais uma xícara de caldo de hidratação do cogumelo. Se preferir, você pode deixar para colocar uma colher de manteiga no final. Depois que desligar o fogo.
Quantidade para 2 pessoas.

Nota: a foto foi feita antes que tivesse salpicado um pouco de queijo parmesão ralado.


Comentários

  1. Esse prato em casa de italianos não falta! è ótimo! Adoramos! Boa sugestão! bjs, lindo domingo! chica

    ResponderExcluir
  2. nunca fiz risoto. adoro, adoro cogumelos. eu faço bastante arroz de forno com o q soborou na geladeira. eu não tenho bebida alcoolica em casa. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Oi, primeira vez aqui no seu blog... nossa, fiquei com água na boca... senti o gosto deste risoto !! Que delícia !! Parabéns !!

    ResponderExcluir
  4. Este risoto é uma delícia. E, por coincidência, em nossa última compra eu incluí um pacotinho de 'funghi secchi', rsrs. Este seu ficou com um aspecto de dar água na boca. (algo me diz que em breve o Berto vai estar um 'ás' no preparo de risotos, rsrs).

    Beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Moqueca simples de peixe

Macarrão com ricota e espinafre

Na pressa, mas com bom resultado.