Na pressa, mas com bom resultado.





Sabe aqueles dias em que você quase não está com tempo, ou até tem tempo mas não quer gastá-lo inteiramente na cozinha?
É nessa hora que a gente lembra do macarrão, principalmente se o molho for rápido e gostoso.
Foi o que aconteceu comigo no último sábado. Em isolamento total, mas fazendo várias coisas e querendo um bom tempinho para relaxar, pretendia reduzir o tempo na cozinha.
Foi daí que lembrei de ter ouvido que a Rita Lobo iria fazer um macarrão com sardinha para o almoço. Bateu com minha intenção.
Rita Lobo é aquela "garota" bonita, simpática e muito articulada, que tem o site Panelinha e canal de You Tube, repletos de receitas. E que, agora, nesses dias tão difíceis, está numa empreitada bem grande de estímulo à comida feita em casa.
Pois bem, não poderia acompanhar sua live do horário do almoço, mas procurei a receita no seu site. Encontrei mais de uma. 
Escolhi uma com data mais recente, dei o meu jeitinho e logo estávamos almoçando.
Vejam como fiz.

                               Macarrão com sardinha

200 gramas de pene

1 lata de sardinha pequena em óleo
Raspas de casca de um limão
1/4 de xícara de azeite
1 folha de louro
2 colheres (sopa) de vinho branco
200 gramas de tomatinho cereja (pouco mais de uma xícara)
2 ovos cozidos
sal

Cozinhar o macarrão em água fervente com sal. Colocar o sal só depois da água começar a ferver. Deixar o tempo marcado na embalagem, verificando, porém, se já está cozido.

Enquanto o macarrão cozinha você prepara o molho. É só deixar tudo separado antes de levar a massa ao forno, para que ele fique pronto praticamente ao mesmo tempo.

Numa frigideira funda aquecer o azeite.  Colocar os tomatinhos e o louro, refogando um pouco. Acrescentar o vinho branco ( dispensável) e as sardinhas, sem as espinhas. Mexer mais um pouco e colocar as raspas de limão e o sal. Está pronto. Deve ter levado em torno de 5 minutos.

Escorrer o macarrão, separando uma xícara da água.
Derrubar o macarrão sobre o molho, mexer delicadamente e ir colocando a água separada. 
Servir salpicando os ovos bem picados e um pouco de cheiro verde.
Rápido, mas com ótimo resultado.

Meus comentários: da próxima vez vou reduzir a quantidade da massa. Acho que para duas pessoas bastam 160, ou 180 gramas (dependendo de quem vai comer). Poderia ter um pouco mais de sardinha. Talvez, diminuindo a massa, isso já se resolva. A casca de limão dá um sabor muito gostoso. Na receita original o limão é o siciliano. Como eu não tinha, usei o taiti.

Aqui você encontra a receita original.

Comentários

  1. A massa é sempre uma boa opção e a sua ficou com um aspecto saboroso. E ainda tem a vantagem de ter preparo simples e rápido.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. eu vejo o programa da rita lobo na gnt. as ideias são sempre práticas e ótimas. bom, ovo é outro ingrediente q raramente tenho aqui. mas eu crio tb macarrão com receitas rápidas e fáceis. boa dica. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Tem tudo em casa. Vou fazer!!

    ResponderExcluir
  4. Pelo WhatsApp:
    que pena, falta-me a sardinha... Mas virá nas compras de amanhã. E vou fazer no fim de semana, depois te conto. Deve ser uma delícia! Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oba, receita fácil?
    Adoro!
    Hahahahaha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Moqueca simples de peixe

Macarrão com ricota e espinafre