Creme de abóbora




Jantar, só de vez em quando.
Geralmente preferimos que a refeição da noite seja mais leve, e mais simples. Assim, o que cai muito bem, principalmente em tempo mais fresco, ou frio, é uma sopa.
Dia desses, fiz um creme de abóbora. A abóbora deve ser cozida em caldo de carne mas, como eu não o tinha, resolvi de outra forma.
Fritei um pouco de cebola picada em azeite e dei uma ligeira refogada nos pedaços da abóbora. Daí, acrescentei a água quente e prossegui na receita.
A abóbora é aquela chamada de abóbora seca, a mesma que usamos para os deliciosos doces.
E esse creme também entra na categoria dos deliciosos.

                                 Creme de abóbora

600 gramas de abóbora em pedaços
1 litro de caldo de carne
50 gramas de queijo gorgonzola
4 colheres de creme de leite fresco

Cozinhar a abóbora no caldo de carne caseiro ( de preferência). Quando macia, bater no liquidificador. Provar para acertar o sal.
Partir o queijo em pedaços e acrescentar ao creme, mexendo até derretê-lo. A quantidade de queijo varia conforme o gosto de cada um. 
Por último, colocar o creme de leite. Se não tiver, colocar leite. Faltou salpicar um pouco de verdinho, na hora de servir. Salsinha ou cebolinha.


É um prato delicioso, que pode ser acompanhado por torradinhas.

E se você estiver com muita abóbora, pode aproveitar e fazer um doce para o almoço do dia seguinte. É fácil e muito gostoso. Já falei sobre ele no meu outro blog, o Blog da vovó ... mas não só, há 12 anos. Nossa, como o tempo voa. A receita está aqui.


Comentários

  1. Aqui usamos muitas sopas à noite pra nós dois, mas pro Neno faço comida mais forte,rs... Adoro esse creme de abóboras e assim com gorgonzola, melhor ainda! Ótima dica! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Pelo WhatsApp
    Adoro receber receitas! Sempre sofro com falta de ideias ...
    Hahahaha
    Ainda não tenho feito sopas, por causa do calor, mas já vai começa a temporada em casa. O Daniel adora !!!
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Pelo WhatsApp
    Amo abóbora.
    Vou fazer, depois te conto.

    ResponderExcluir
  4. eu faço poucas sopas. amo abóbora. faço mais purê de abóbora. essa semana fiz purê de mandioquinha, outra paixão. ficaram lindas as fotos. e apetitosas. se cuidem. beijos, pedrita

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Moqueca simples de peixe

Macarrão com ricota e espinafre

Na pressa, mas com bom resultado.