Chuchu tem gosto?





Hoje estava programada para fazer para o almoço um macarrão, talvez com uma nova receita de molho.
Entre as comidas simples e rápidas, dependendo do molho, o macarrão é forte candidato a campeão.
Como estava querendo uma sobra de tempo para outras atividades, pensei que o dia estaria ótimo para uma macarronada.
Acontece que fui arrumar a gaveta de legumes e verduras da geladeira, e encontrei chuchus no ponto de uso. Resolvi que não deixaria para depois.
E agora?
Como fazer esse chuchu de forma a torná-lo saboroso e com jeito de prato completo?
Já escrevi, outro dia, sobre uma receita do camarão com chuchu, que é maravilhosa. Tipo da receita que dá para repetir bastante, desde que se tenha o camarão.
Não, hoje teria que ser outro prato. Lembrei do chuchu recheado com carne moída, prato também dos tempos antigos. Mas me faltava a carne moída.
Foi, então, que lembrei de meio peito de frango cozido e desfiado, aguardando no congelador sua entrada em cena.
Pronto. O prato será "chuchu recheado com peito de frango". 
Acho que é a primeira vez que faço essa variação, deixando de lado a carne moída.
E enquanto ele está no forno para a finalização, aproveito para escrever aqui.

              Chuchu recheado com peito de frango

Descascar um chuchu, partir ao meio, tirar seu miolo com a ajuda de uma colher.
Cozinhar em água com sal, até ficar macio.
Escorrer e  passar manteiga nas cavidades e nos contornos, enquanto quentes. Colocar o chuchu num refratário untado com azeite ou manteiga.
Deixar separado, aguardando o recheio.

Durante o cozimento do chuchu, preparar o recheio. Refogar cebola picada em manteiga e um fio de azeite. Colocar os pedaços de frango, e deixar fritar um pouco. Acrescentar purê de tomate, ou molho. Sal a gosto. Temperar com uma colherzinha de orégano, ou outro tempero preferido.

Quando pronto, misturar a um ovo cozido bem cortado.
Preencher a cavidade do chuchu com o recheio, sem economia, salpicar com queijo parmesão ralado e levar ao forno quente, por 15 ou 20 minutos.

Saí para tirar o prato do forno e servir o almoço, e voltei só agora para terminar o texto e dizer que o prato ficou muito gostoso.


Eis o "Prato feito" do almoço.

O chuchu não tem um gosto próprio, mas o certo é que ele absorve o gosto dos ingredientes aos quais é misturado.
Vamos provar?

Nota: na foto inicial, o prato estava pronto para ir ao forno.
Se você preferir, pode fazer um recheio com carne moída, ovo cozido e azeitonas.


Comentários

  1. eu acho fantástico quem cozinha chuchu hahahahaha. é difícil de descascar, fica aquela gosma na mão pro troço não ter gosto nenhum? hahahahahahaha. não faço não. hahahahaha minha mãe adorava chuchu. ela cozinha e perto da hora de servir ela abrir ovos em cima e fechava a panela. ficava bonito. beijos, pedrita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedrita, você sabe que enquanto eu descascava não ficou nenhuma gosma na minha mão? Até pensei que isso se deveria ao fato de ser um chuchu orgânico.

      Excluir
  2. Pelo WhatsApp
    Uau! Ficou bonito e parece bem apetitoso. Uma boa ideia. Hoje, aqui, foi macarrão a carbonara.

    ResponderExcluir
  3. Boa variação. Lembro muito de minha mãe fazer com carne moída. Com frango nunca comi. Só não colocaria molho de tomate ...Faria o frango bem refogado com cebolas, ervas e talvez um requeijão para dar liga. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Helò,

    Eu tive uma auxiliar (há muitos anos e só a tinha porque eu mesma trabalhava fora de casa), que fazia um chuchu simples, picadinho e refogadinho... mas tão gostoso! Depois dela eu mesma aperfeiçoei o meu chuchu refogado, rsrs.
    Já este seu resultou gourmet e com certeza muito saboroso, rsrs.

    Beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Moqueca simples de peixe

Macarrão com ricota e espinafre

Na pressa, mas com bom resultado.