Camarão campeão






Quer coisa do mar mais gostosa do que um camarão?
Sim, eu sei que existem muitas coisas gostosas, não sei se mais do que o camarão. Talvez se igualem.
Esse prato é bem tradicional na minha família. Minha mãe fazia muito bem e, de repente, até minha avó.
Quando meus filhos eram pequenos, mais do que uma vez houve disputa na hora da refeição, reclamando que um havia comido mais do que o outro. Cheguei a ameaçar, dizendo que, se fosse para ter briga, eu não iria mais fazer o camarão com chuchu. Não lembro se isso adiantou, mas o que sei é que não deixei de fazer o prato. Nem poderia!
É um prato delicioso, simples de fazer, e muito rápido. A maior dificuldade parece que é ter o camarão.
Normalmente é um prato feito com o camarão pequeno, o que tem o nome de camarão de sete barbas. E que deixa o prato ainda mais saboroso. Acontece que o camarão sete barbas é muito trabalhoso para ser limpo. Os peixeiros, quando muito, tiram as cascas, mas a limpeza da tripa tem que ser feita em casa. De um, em um camarão. Limpar um quilo desse camarãozinho, que não dá para nada, só para os fortes.
Sendo assim, faço com o camarão médio, ou grande.
Nessa época de confinamento, fiz esse prato com alguns camarões grandes, que tinha no congelador. 
Pena que não dava para compartilhar com os filhos, cada um isolado em suas casas. Já não brigam mais pelo camarão.

                          Camarão com chuchu



De 8 a 10 camarões grandes
1 chuchu grande, cortado em cubinhos
De 2 a 3 tomates grandes, picados
Meia cebola cortadinha
Azeite
Sal, pimenta a gosto
Salsinha para salpicar

Não salgo o camarão antes de usá-lo. Tempero somente com um pouquinho de pimenta do reino.
Coloquei o chuchu para cozinhar em água com sal, sem deixar amolecer. Ele deve terminar o cozimento junto com o camarão.
Enquanto o chuchu cozinhava, fritei a cebola em azeite, mexendo para não queimar. Juntei o tomate e deixei refogar bem, até ficar desmanchado. Coloquei um pouco de sal. Sempre é melhor usar pouco sal porque, caso falte, coloca-se depois de pronto.
Com o tomate desmanchado, acrescentei o camarão, que havia cortado em 2 ou 3 pedaços. Seu segredo é cozinhar rapidamente. No máximo 5 minutos. 
Nessa altura, o chuchu já estava quase cozido e pronto para ser colocado na mistura, para terminar o cozimento em 1 ou 2 minutos.
Provei o sal. 
Pratos do mar pedem, muitas vezes, um pouquinho de pimenta. Como não sou muito apreciadora de ardidos, mas reconhecendo que a pimenta dá um toque especial, coloquei duas gotinhas de uma tipo Tabasco. Mas é algo que pode ser dispensado.
Depois de tudo isso é só servir com um arroz feito na hora, bem soltinho.
Precisa de mais alguma coisa?


Comentários

  1. Que delícia, mas eu não como o tal do chuchu, rs...Mas o camarão é delicioso! Hoje também o bacalhau foi feito cada uma das filhas, nas suas casas e mostramos as fotos, umas às outras. Foi triste! bjs, FELIZ PÁSCOA! chica

    ResponderExcluir
  2. Muito bom e simples de preparo. Vou fazer.
    Hoje não se usa mais o chuchu. Lembro que só na casa da minha mãe como ainda. Na minha infância era muito comum refogado ou na salada.
    Abraços Heloísa.

    ResponderExcluir
  3. nossa, adoro camarão tb. nossa, q receita saborosa. acho q nunca comi assim. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  4. Sempre quis aprender a fazer esse prato. Gosto de camarão e também de Chuchu, mas sempre comi separados. Imaginava que fossem bem mais difíceis de fazer!! :=)))
    Um bom domingo de páscoa!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  5. Adoro camarão e este seu prato deve ter ficado super saboroso. Infelizmente o meu marido desenvoveu uma alergia a camarão, agora, depois de comer esse crustáceo a vida inteira. Para mim está sendo difícil me privar dessa delícia, por causa dele, rsrs.

    Beijo, bom dia e boa semana

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Moqueca simples de peixe

Macarrão com ricota e espinafre

Na pressa, mas com bom resultado.