Lentilhas




Tempo nublado. Domingo, porque o calendário diz que esse é o dia. Sem qualquer diferença dos outros que o antecederam. Nós, dentro de casa, nos trabalhos necessários e nas distrações possíveis.
Entre os necessários, a elaboração da comida. Que não pode ser complicada, para não atrapalhar as outras atividades, e nem pode ser cheia de ingredientes. Ou porque não os temos, ou porque temos que usar com parcimônia para que não acabem logo.
Tem que ser substanciosa. Tem que nos dar energia.
E, daí, que lembrei de lentilhas.
Prato fácil, rápido. Gostoso.
Pode acompanhar arroz, verduras ou legumes ou, ainda, uma carne. Você escolhe.

                    Lentilhas

1 xícara de lentilhas
1/3 de xícara de cebolas picadas
2 dentes de alho espremidos
3 colheres (sopa) de óleo ou azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
1 folha de louro
1 litro de água quente

No fogo médio levar uma panela com o óleo. Aquecer e colocar a cebola picada. Fritar mexendo, para que não queime. Quando dourada, colocar o alho e o louro. Mexer e colocar a água quente. Misturar tudo e juntar a lentilha que, antes, foi lavada e escorrida. Por fim, acrescentar o sal e a pimenta do reino, ou outra que preferir.
Ainda no fogo médio, esperar ferver. Nessa hora abaixar o fogo, deixando no mínimo, e tampar a panela parcialmente.
Deixar cozinhando por, aproximadamente 45 minutos, mexendo de vez em quando.
Se a água secar muito, para evitar que queime, colocar um pouco de água quente. Pode repetir, caso necessário, até que a lentilha fique macia.

Essa é a receita básica. Se você tiver toucinho defumado, pode refogar alguns cubinhos junto com a cebola e alho. Se tiver paio, ou linguiça defumada, pode colocar pedacinhos na metade do cozimento. Dependendo da quantidade, você não precisará de carne na refeição.

E você pode, ainda, cozinhar arroz junto com a lentilha. Facilita e já sai o prato pronto. Ainda não experimentei, mas vou fazer um dia desses.




Comentários

  1. Ótima opção, simples e bem nutritiva! Precisamos pratos assim. beijos, bom domingo, mais um em casa! chica

    ResponderExcluir
  2. Pelo WhatsApp:

    Eu graças a Deus tenho 2 cozinheiros em casa.
    Mas vou falar pra eles olharem no seu blog se necessitarem de alguma inspiração...
    A lentilha é uma ótima ideia que já vou sugerir pra hj.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  3. jura? lentilha?? ah, não curto não. se só tiver isso posso até pensar, desde que não tenha nada de porco. acredita q nunca comprei bacon, paio e linguiça? não sou vegetariana, mas quase não como porco. feijoada eu gosto pq amo feijão, mas não pego as carnes. lentilha eu poderia fazer o mesmo, mas não me agrada o gosto, com porco então só piora. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  4. Oi, Helô,

    Eu não recebi a notificação deste post... por que será? A sua lentilha ficou com um aspecto de 'comfort food', que é a comida que conforta até a alma, rsrs. E o post me lembrou que faz tempo que não comemos lentilha, deu vontade de fazê-la.

    Um beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Moqueca simples de peixe

Na pressa, mas com bom resultado.

Macarrão com ricota e espinafre