Frango com brócolis





Deixa eu vir, bem depressa, escrever sobre meu almoço de hoje, antes que esqueça da receita.
Gosto de inventar na cozinha. Para fazer determinado prato, leio algumas receitas e faço a minha, mudando aqui, ou ali, ou introduzindo algo. Na maioria das vezes, deixo de anotar como cheguei ao resultado e, quando quero repetir, já não lembro como fiz na primeira vez.
Nesse tempos de isolamento, tenho facilitado na cozinha. Normalmente nossas refeições são completas, com entrada (quase sempre salada), prato principal e acompanhamentos. Arroz, às vezes feijão, um ou dois pratos com verduras ou legumes e uma carne. Tudo bem elaborado e demorado.
A diferença é que tenho ajudante, e faço sozinha unicamente nos fins de semana.
Agora, não dá.
Ajudante em casa, para cumprir o isolamento, e eu tendo que me dividir pelas minhas diversas atividades e pela cozinha.
Tem que ser arroz com feijão, carne e verdurinha, ou prato único que contenha proteínas, ou até um um cardápio com jeito de prato feito.
Hoje foi o dia do prato feito. E ficou bem simpático e gostoso.
O frango foi feito rapidamente e agradou bastante.
Assim, antes que eu esqueça como ele foi feito, vou contar aqui.

                         Frango com brócolis

2 filés de frango cortados em tiras ( mais ou menos 250 gramas), temperados com:
1 colher de chá de sal
meia colher de chá de páprica doce
2 colheres de chá de azeite

Meia xícara de cebola picadinha
1 pedaço pequeno de gengibre
1 colher de chá de alho frito granulado ou  2 dentes picados de alho fresco
Alguns ramos de brócolis lavados e higienizados.

2 colheres (sopa) de molho de soja (shoyu) ou outro semelhante (usei o Coco Animos, com menos teor de sódio)
1 colher  (sopa) de catchup ou massa de tomate
1 colher de chá de amido de milho (maisena)

Temperar o frango e aguardar de 15 a 30 minutos. 
Colocar bem pouco azeite numa panela ou frigideira funda, só para untar. Fritar os pedaços de frango, virando, até que fiquem dourados. Juntar a cebola. Misturar e fritar um pouco. Acrescentar o gengibre e o alho frito granulado. Como estou com pouco alho fresco, usei o frito, comprado como garantia para esses dias.  Foi a primeira vez que utilizei esse tipo de alho e acho que poderia ter colocado uma quantidade um pouco maior. Misturar tudo e colocar os ramos de brócolis. Acrescentar um pouco de água quente, que seja suficiente para o cozimento dos brócolis, que devem ficar al dente. Tampar a panela. Mexer às vezes, para não queimar. Em 5 ou 7 minutos deverá estar bom.
Nessa hora colocar o molho, feito com o shoyu, catchup e maisena dissolvida. Mexer para engrossar envolvendo o frango e os brócolis.

Arrumei em prato com arroz e lentilhas. E não é que o "Prato Feito" ficou apetitoso?


Comentários

  1. Feito pelo WhatsApp

    Ah, que delícia, Helô!
    Já utilizei meu brócolis e pretendo não sair na próxima semana. Talvez eu tente com abobrinha....
    Hoje fiz um frango parecido, com alho, cebola e gengibre, mas ao invés de shoyu, usei meia lata de cerveja, e fiz tudo no forno. Inclusive umas batatas doce, que apenas lavo bem e embalo em papel alumínio.
    Tudo no forno.
    Arroz e feijão, saladinha de tomate.
    Mas, como vc, vou fazendo....não tenho receita de quase nada.
    Beijo grande.
    Obrigada por dividir a receita. É sempre difícil pensar no cardápio!!!!!!!! 🤦🏻‍♀️
    Cuide-se bem.

    ResponderExcluir
  2. Heloisa, pratos assim são muito bons e esse teu frango vale bastante. Nutritivo e saboroso! beijos, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  3. Este prato ficou com um aspecto muito apetitoso! E acabou sendo equilibrado também, bem do jeito que a gente gosta, rsrs.
    Faço um picadinho de frango em que entram alguns dos ingredientes desse...gengibre, shouy. Então eu sei que fica realmente muito bom.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Pelo WhatsApp
    Delícia.
    Vou aproveitar sua receita.
    Boa noite. Até Amanhã. Bjs.

    ResponderExcluir
  5. brócolis é algo que faço pouco. vou prestar atenção na receita pq acabo não comprando. compro mais couve-flor q sou apaixonada. ah, tb invento muito na cozinha. nem sempre com sucesso hahahahahaha. eu sempre cozinho de modo prático. virei expert em criar receitas saudáveis e rápidas. como sou eu q cozinho e eu q como, minto, esmeralda (a gata) participa às vezes, eu acabei criando receitas saudáveis e fáceis. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  6. Que delícia, Heloísa, frango com gengibre fica muito bom mesmo e o shoyu dá um toque todo especial,. O prato está muito apetitoso!
    Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Moqueca simples de peixe

Macarrão com ricota e espinafre

Na pressa, mas com bom resultado.