Enfrentando a cozinha





Pois é. O coronavírus, verdadeiro tsumani, chegou de repente, arrasando a rotina de, praticamente, todo mundo.
Aqueles que passavam o dia fora de casa, almoçando em quilos ou restaurantes, aqueles que mantinham cozinheira em casa, que se reuniam com amigos para churrascos, que saíam com a família nos finais de semana, para almoços especiais, estão todos dentro de casa.
A rotina desfez-se, mas os hábitos e necessidades se mantêm, e outra rotina tem que ser estabelecida. É preciso se alimentar. É preciso tomar café da manhã, almoçar e jantar.
Sendo assim, na casa, alguém tem que se responsabilizar pela comida. Numa família maior, a responsabilidade pode ser dividida. Mas não há como fugir da cozinha.
Será difícil ficar se alimentando de lanches, e será quase impossível ficar apelando para a comida entregue em casa. 
Não se trata de solução para alguns dias, mas para um tempo que é impossível prever.
E muitos dos que estão em isolamento social, jamais enfrentaram a cozinha. Agora, na necessidade, provavelmente terão que se aventurar. Quem sabe não descobrirão novo prazer? Ou, então, um novo dom?
Foi pensando em tudo isso que resolvi ressuscitar esse meu blog, criado há quase 11 anos, mas que ficou em letargia todo esse tempo. Na ocasião, meu objetivo era compartilhar receitas simples e rápidas, para facilitar o dia-a-dia da minha filha que, com minha netinha pequena, e uma agenda apertada de trabalho, não tinha tempo, nem muito interesse, para se dedicar à cozinha.
O tempo passou e, mesmo sem a ajuda desse blog, que ficou paralisado, ela encontrou seu caminho para a cozinha, descobriu prazer na atividade, e hoje me dá ótimas sugestões.
Estou em isolamento total há 12 dias, com o Berto, meu marido. No tempo que vem por aí, terei que planejar muitas refeições, que sejam simples e aproveitando o que temos em casa.
Resgatando esse blog, uma das minhas ideias é compartilhar algumas receitas de cozinha fácil e rápida. Que qualquer um poderá fazer. 
Penso que, assim, poderei, de alguma forma, estar colaborando para minorar as dificuldades que todos estaremos atravessando. E, ainda, o que é muito importante, me motivando e evitando o desânimo pela situação.

Ilustração daqui.


Comentários

  1. Que boa ideia reabrires esse blog e na certa boas comidinhas sempre precisamos! Aqui também em quarentena, mas desde ontem à noite, muito indignada, após o pronunciamento desse homem que por enquanto, se diz presidente e não pensa no povo! Que horror! Vamos que vamos! beijos, chica e estarei aqui ,sempre que der!

    ResponderExcluir
  2. sim, tanto q tenho sugerido a família inteira ir brincar de chefe de cozinha. com as crianças inclusive. fazer um prato no modo coletivo, lavar a louça e limpar a cozinha coletivamente, independente de gênero, já que independência é um artigo valioso. se cuidem. bejios, pedrita

    ResponderExcluir
  3. Receitas simples e fáceis são sempre bem-vindas. Uma boa ideia a de recuperar este cantinho.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  4. Fez muito bem, Heloisa, alimento nos une, dá prazer, não é apenas nutrir o corpo.
    Se me permite sugerir, coloque aquele gadget de SEGUIR,(se é que eu é que não encontrei).
    Vou tentar colocar no manual.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Moqueca simples de peixe

Macarrão com ricota e espinafre

Na pressa, mas com bom resultado.