Por que esse blog?

Outro dia disse para minha filha que estava pensando em selecionar algumas receitas, das que costumo fazer, e copiá-las num caderno para ela poder usar.
Para ser sincera, ela nunca se interessou muito pela cozinha, mas agora está sentindo a necessidade de entender um pouco : tem uma filhinha de dois anos e meio, e as ajudantes domésticas que tem conseguido são uma negação em termos de culinária.
Por isso, pensei em transcrever receitas bem simples e rápidas, próprias para quem tem uma agenda de trabalho profissional muito puxada. 
Ela, então, me disse : Mãe, por que você não faz um blog com essas receitas? 
E eu: Será que eu vou dar conta de mais um blog?
Fiquei pensando nisso e achei que o trabalho de fazer um caderno será quase o mesmo de organizar um blog. 
Não, pensando bem, o blog dará muito mais trabalho, porque com certeza eu vou inventar de ilustrá-lo. Daí, terei que tirar fotos, e tudo o mais.
Só que, o blog será mais dinâmico, mais bonito.
Pronto. Resolvi. Vou fazer um blog, sem pressa. 
Minha filha terá a oportunidade de experimentar as receitas. Se não puder fazer, poderá, pelo menos, ter condições de orientar a pessoa que irá cozinhar em sua casa.
Muitas das receitas aprendi na casa dos meus pais. Gostava de observar minha mãe na cozinha. Depois, virei boa leitora de receitas. Adorava ler e procurar avaliar qual receita seria boa, qual daria certo. E foi assim que comecei a copiar receitas, organizando um caderno.
Quando comecei a mexer na cozinha, me dedicava aos doces. Sempre gostei de fazer sobremesas.
Salgados, de início, só para experimentar receitas com algum toque diferente. Achava meio sem graça fazer o trivial. Hoje, se necessário, faço com prazer. Mas confesso que o prazer é bem maior quando conto com ajudante para cortar cebola, amassar alho, abrir latas e, obviamente, deixar a cozinha em ordem.
Muitas das receitas triviais, aprendidas por observação, eu costumo fazer sem medidas. Vou fazendo meio "a olho". Agora, nesse blog, tentarei quantificar sempre que possível.
As outras receitas, e todas aquelas que experimento, costumo fazer com bastante cuidado nas medidas. Para isso é imprescindível ter um jogo padrão de medidas, de xícaras e de colheres, uma jarra com medidas para líquidos e uma balança para cozinha. 
Isso sempre será usado na cozinha. Outra coisa imprescindível é a boa vontade. Sem vontade, sem amor pelo que se está fazendo, provavelmente o resultado não será bom.
Então, vamos lá. Assim começa o "Um, dois .... feijão com arroz.

Comentários

  1. Muitíssimo boa a iniciativa, adorei. Por favor, conte mesmo o be-a-bá da cozinha, para ninguém correr riscos de colocar um frango para assar com os miúdos dentro!!!
    Vou virar leitora assídua e, espero, cozinheira de algumas horas, para fazer comidinhas gostosas e caseiras como a da mamãe/vovó!
    beijos,
    Pri

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Moqueca simples de peixe

Macarrão com ricota e espinafre

Na pressa, mas com bom resultado.