Filé mignon suíno



Para variar no consumo da carne, uma boa ideia é o filé mignon suíno.

A única dificuldade é que não é muito fácil encontrar uma peça de filé fresca. Precisei comprar  uma peça congelada, bem embalada. Esperei descongelar e, ao abrir a embalagem, tive a surpresa de ver que eram duas peças, cada uma com, aproximadamente, 700 gramas. Fui obrigada a fazer as duas, para então poder congelar uma delas, já assada.

Nos últimos dias li, em mais de um informativo de culinária, que não se deve temperar carne de porco com limão, pois prejudica a suculência da carne. Achei incrível, pois a recomendação de limão na carne suína era constante.  

Diante disso não usei limão no tempero e, realmente, a carne ficou com suculência boa. 


                                 Filé mignon suíno assado


Uma peça de filé mignon suíno

Sal e pimenta do reino

Alho

Azeite virgem


Usei uma peça de 700 gramas e temperei com 3/4 de colher (sobremesa) de sal, 1 dente de alho grande triturado e pimenta do reino. Misturei os temperos com uma colher de azeite e esfreguei bem a carne, Deixei no tempero por 30 minutos.

Depois disso, numa frigideira funda com azeite bem aquecido, fritei bem a peça de carne lado por lado, sem mexer. Cada lado por 3 ou 4 minutos, até ficar bem dourado.

Estando a carne bem selada, transferi para uma assadeira untada com azeite e, antes de levar ao forno, reguei com um fio de azeite.



Em torno do filé mignon coloquei batatas cortadas em tiras grossas e levei tudo para assar na temperatura de 180 º. 

20 minutos após, virei as batatas, para assarem por igual.

Passados outros 15 minutos, com cuidado, espetei uma faquinha fina na peça de carne  e verifiquei que já estava assada.

Prato pronto, acrescentei ainda quiabos assados ( que ficaram muito gostosos) e levei para a mesa com arroz branco. 

O limão foi colocado diretamente na carne já servida, garantindo a suculência.

É prático e fácil e, se você quiser, ainda dá tempo de fazer para o almoço.


Comentários

  1. aqui em sp tem mas acho que eu não soube fazer. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. Humm, esta é, então, uma receita simples que produz um filé suíno gostoso e suculento!

    Um beijo e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  3. O prato está maravilhoso, adorei o corte do quiabo.
    Por aqui (SP) só conheci há pouco tempo quando abriu uma nova casa de carnes, vende fresco, é uma carne bem limpinha e macia, faço na frigideira, na pressão, é bem rápida de cozinhar.
    Não sabia do lance do limão, vou observar da próxima vez que fizer (só tenho comido carne 1 vez por semana).
    Que apetite me deu essa foto!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Ficou uma delícia! Vou experimentar fazer também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro tenho que explicar que quem fez o comentário não fui eu. Foi a Pri, minha filha. Como saiu no meu nome, não sei. Ela escreveu da casa dela, no seu computador.

      Excluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Vou adorar ler o que tem a me dizer. Para comentar, é só escolher uma identidade. Ou você comenta usando seu e-mail google, ou usando somente seu nome. Assim, você deve clicar no e-mail google, ou em nome/URL. Escreva seu nome, clique em continuar e, estando pronto o comentário, clique em Publicar. Vai aparecer um quadro: não sou um robô. Confirme que não é, clicando no quadrado e clique novamente em publicar. Pronto. Seu comentário vai aparecer. Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Moqueca simples de peixe

Macarrão com ricota e espinafre

Na pressa, mas com bom resultado.